top of page

O verão chegou! Confira dicas de alimentação para curtir a estação.



O verão finalmente chegou, o que costuma trazer dias mais quentes e raios solares ainda mais intensos no Rio de Janeiro.


Por causa da temperatura mais alta, é bastante comum que o nosso corpo tenha uma maior perda de líquidos e sais minerais. Então, é necessária uma atenção redobrada para evitar problemas como desidratação ou sintomas como queda de pressão e tonturas.


Pensando nisso, a Spazzio preparou algumas informações e dicas importantes para você curtir a estação, sem descuidar da saúde!


Hidratação em dia

Um dos problemas mais comuns durante o verão é a desidratação, que acontece quando a pessoa não consome a quantidade de água necessária para o funcionamento do organismo.

Em dias mais quentes, a tendência do corpo é transpirar mais por causa da função de “termorregulação”, em que procura manter um equilíbrio entre a temperatura interna e a externa


Se essa quantidade de água não for reposta, acontece a desidratação do corpo, causando sintomas como sede excessiva, tontura e enjoo. Em casos mais graves, ela pode causar desmaios, danos graves a diversos órgãos e até morte.


Por isso, beber a quantidade de água recomendada (35 ml por peso corporal) diariamente é um hábito que não pode ficar de fora. Você também pode inserir na sua rotina o consumo de outros líquidos naturais como água de coco, chás gelados (feitos a partir de flores, folhas ou ervas, por exemplo) e sucos de frutas.


Lembrando que esses líquidos não substituem a necessidade da água mineral e não, bebidas alcóolicas não são indicadas para hidratação (muito pelo contrário).


Importância da alimentação

Além de consumir líquidos, a alimentação é outro fator extremamente importante para manter o corpo hidratado.


Afinal, diversos legumes, verduras e frutas não apenas são compostos de água, como também oferecem diversos nutrientes necessários para o nosso funcionamento. Por isso, aposte em refeições saudáveis e balanceadas.


Confira algumas opções que são excelentes no verão e seus benefícios:

  • Abacaxi – rico em vitamina C e minerais, ajuda na digestão de proteínas.

  • Melancia – rica em potássio, ferro, cálcio e em vitaminas, alivia o estresse e dores musculares, além de se boa para pele e cabelos.

  • Melão – rico em potássio, cálcio, fósforo, ferro e zinco, reduz a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico.

  • Pêra – rica em vitaminas B1 e B2, fortalece os ossos e previne a diabetes.

  • Uva – rica em niacina e potássio, auxilia no sistema nervoso e aparelho digestivo, além de ser boa para a pele.

  • Alho poró – rico em cálcio, ferro, potássio, magnésio e cobre, previne inflamações e retenção de líquidos.

  • Abóbora – rica em vitaminas, fibras, magnésio e potássio, previne doenças cardiovasculares.

  • Beterraba – rica em ácido fólico, potássio e vitaminas A e C, previne anemia, ajuda na limpeza de produtos tóxicos e na manutenção dos músculos.

  • Gengibre – com ação antioxidante, previne inflamações, dores musculares e doenças respiratórias.

É importante destacar que a melhor forma de montar uma dieta saudável e eficaz é procurando o nutricionista.


Essas dicas são importantes de serem seguidas, mas lembre-se que a ida regular ao médico é essencial para a prevenção de doenças.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page